sábado, 8 de fevereiro de 2014

Leituras.




As últimas semanas não têm sido muito favoráveis à corrida. Mesmo assim e, quando a força de vontade leva a melhor, tira-se o "respectivo" da cama às 5h45 para "malhar" meia hora na passadeira revendo episódios antigos dos CSI.

Olhando para a vida de uma forma positiva, pode-se dizer que a diminuição do volume de treinos permitiu alguma recuperação muscular, cujo efeito prático foi o desaparecimento das dores "crónicas" nas pernas que já me apoquentavam há alguns meses.

Não será então totalmente disparatada a teoria de que o descanso também faz parte do treino!

Também houve lugar a algum tempo passado em salas de espera, que serviram apesar de tudo para pôr leituras em dia.

Um livro interessante, de leitura leve, para os aficionados do Running, chama-se " O homem da Ultra Maratona" do conhecido Dean Karnazes. Relata algumas corridas e episódios da vida deste atleta.

Confesso que não tinha grande opinião acerca do Dean Karnazes! "Ouvi" falar dele pela primeira vez no "Nascidos para correr" e convenhamos que a ideia transmitida não é a mais simpática. Nesse livro, Karnazes é apresentado como alguém que vive para o protagonismo pessoal, associado ao mercantilismo puro das marcas desportivas.

Bom, não será bem assim… o próprio Christopher McDougall, o autor do “Nascidos para correr” também estará incluído no grupo daqueles que lucraram muito com a febre das corridas que se vive actualmente, em particular no mundo ocidental!

De qualquer modo, este é um livrinho que se lê muito bem e que se recomenda para aqueles bocadinhos livres que temos às vezes.

Até Março não deverá haver possibilidade de participar em provas, mas diga-se de passagem que, a vontade também não é muita. A participação em provas traz muita pressão, com viagens, horários, €’s, etc., e tudo isto tira um bocado do prazer da “coisa”.

Uns treinos com companhia ou até em modo solitário, por uns “montes e vales” deste país, acabam também por ser muito divertidos!

Treino de 8 de Fevereiro na Praia da Tocha-Figueira da Foz. O primeiro na rua de há mês até agora.
Veremos como evoluirão as coisas. Para já, a única inscrição activa é para a Maratona do Porto, em Novembro!
Boa semana e boas corridas!

10 comentários:

  1. Boas Paulo, corridinhas poucas e curtas sempre são melhores que nenhumas :)
    Do Dean Karnazes comprei o das 50 Maratonas em 50 dias - já lá vai quase um ao e ainda não o acabei...não me cativa. Por causa disso, não comprei mais nenhum...um dia destes tenho de dar uma 2ª chance ao homem.
    Olha...um abraço e muita força, e que tudo se resolva rapidamente é o que desejo.
    Aquele abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos! Como se costuma dizer, Antes pouco do que nada! Mais um mês ou dois e haverá possibilidade para voltar à "competição". Quanto às leituras, a escolha é tão reduzida que tudo o que vier é bem vindo! Grande abraço

      Excluir
  2. Eu acho que o que interessa é não parar, não perder o interesse.
    Como sabes eu andei muito tempo a correr apenas 6 ou 7 kms por treino. Meia horinha e pronto, estava de barriga cheia. Mas tinha sempre aquela vontade de sair estivesse chuva ou sol. Neste ultimos tempos é que me deu para amalucar com treinos quase sempre com mais de 10 kms. E acho que isso não é o mais importante.
    Força aí :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Sam! Parar é que não! Assim que seja possível, temos de combinar aquele "assalto" ao Caramulo, ou então fazer uma ultra Atlântica Mira-Figueira( com final no miradouro da serra)
      Abraço

      Excluir
    2. Já fiz a inscrição para os dois.... quando vamos?

      Excluir
  3. Tem piada.. nunca li nada do Dean Karnazes precisamente porque li primeiro o "Nascidos Para Correr" eheh Vou-lhe dar uma oportunidade!

    ResponderExcluir
  4. Olá Filipe
    Este livro não será uma obra literária de referência, mas lê-se bem.
    Boas corridas( e leituras!)

    ResponderExcluir
  5. O importante é ir conseguindo manter a forma, ainda que com corridas curtas, sempre que o tempo o permita.

    Espero que tudo corra pelo melhor e que consigas preparar, e fazer a Maratona do Porto.

    P.S: Infelizmente fui obrigado a mudar de Planos e a trocar Porto por Lisboa.

    Abraço e tudo a correr bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e boa preparação para a Maratona! Abraço

      Excluir