quinta-feira, 27 de junho de 2013

Brisas do Liz, Night Run


Brisas do Liz
Receita
Mistura-se a amêndoa moída com o açúcar, os 3 ovos (mais as 3 gemas), de maneira que fiquem apenas ligados…..

Não! …Não era isto que procurava na net há uns dias atrás!

Procurava sim, era informação acerca de um fenómeno desportivo de organização espontânea surgido em Leiria e que, leva para a rua centenas de pessoas às quartas-feiras à noite, para correr ou caminhar!

Apesar de residir em Leiria, o facto de trabalhar longe dificulta um pouco o poder estar presente nestas coisas durante a semana. Ontem todavia, conjugaram-se uma série de factores que permitiram estar em Leiria às 21h30, hora habitual da concentração para este treino conjunto.

Este movimento terá surgido por iniciativa da equipa de atletismo NEL-Péd’atleta, gerando um efeito de bola de neve, que neste momento já arrasta para a rua perto de um milhar de pessoas (dados comentados no facebook  e outros locais cibernáuticos).

Assim, com outro colega que também corre, dirigimo-nos à Praça Rodrigues Lobo, onde seria a dita concentração.

O primeiro impacto da vista de uma multidão na Praça Rodrigues Lobo, equipada de calções, fatos de treino e calçado desportivo, é de facto muito potente!

Fase de aquecimento, onde houve a orientação de uma animadora

O ambiente absolutamente informal. A “organização” deu as dicas aos atletas através de uma aparelhagem sonora de uma das explanadas da praça, informando de como se iriam desenrolar os acontecimentos.

Haveria três grupos; na frente de cada grupo seguiriam os guias com balões de cores diferentes, um de caminhada, outro de corrida lenta e outro de corrida mais rápida.

Praça Rodrigues Lobo - Leiria
O trajecto não estava definido, seriam os guias que o escolheriam no decorrer da corrida/caminhada.

Optámos pela corrida rápida, que por informação de um amigo do meu colega, pertencente à “organização”, seria de cerca de 10 km em uma hora, prevenindo no entanto que iria ser um constante “sobe-e-desce” pelas ruas e escadarias da cidade.
Outro aspecto do agrupamento

E assim foi, …durante uma hora percorremos a cidade, num percurso muito agradável, fazendo ocasionalmente uns compassos de espera para reagrupar o pelotão e, cruzando-nos várias vezes com os grupos da corrida mais lenta e da caminhada, situações em que se fazia uma festa enorme!

Recomenda-se vivamente a quem for da zona e tiver possibilidade de aparecer às quartas-feiras pelas 21h30, na Praça Rodrigues Lobo em Leiria!
Praça Rodrigues Lobo no final das corridas

Boas corridas

6 comentários:

  1. Este tipo nde iniciativas são de louvar. Incentivam as pessoas, mesmo sedentárias, a fazer algum exercício e de uma forma divertida. Se não fose tão longe alinhava!
    Embora as Brisas do Liz originais também me pareçam muito bem... ;) Podiam juntar as duas, fica a sugestão para a organização! :)

    Bjs e boas corridas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece-me que esta iniciativa foi muito bem "fisgada"!
      A corrida está na moda e por outro lado, constitui uma escapatória psicológica à crise económica que atravessamos.
      Quanto aos bolinhos, espero que alguém da "organização" leia este post!
      Bjs e boas corridas!

      Excluir
  2. Vejo com bom grado que estas iniciativas se multiplicam por todo o país e não só pelos sítios do costume (Lisboa e Porto). A sensação que tenho é que em qualquer cidade do nosso país, hoje, podemos encontrar treinos ou corridas organizadas e onde as populações locais podem optar por sair do sofá ou do computador.
    Mesmo que no final do treino se saboreie uma Brisa do Liz (vade retro!!!) :D

    Boas corridas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a febre da corrida está generalizada! Há uns anos atrás e, sobretudo na província (recordo-me de Coimbra onde vivi vários anos), não existiam hábitos de prática desportiva para além do futebol. Existia até algum pudor em correr na rua, e quanto a espaços dedicados à corrida/jogging, nem vê-los!
      Actualmente os hábitos estão bastante diferentes! Ainda bem!
      Bom resto de semana!

      Excluir
  3. Há umas semanas vi uma reportagem sobre a iniciativa em Leiria num telejornal e achei muito interessante. Por ser fora dos grandes centros, pela quantidade de gente que adere e pela organização com vários grupos com passos diferentes. Infelizmente está um pouco longe para mim ;) Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É de facto um fenómeno muito interessante! Por ser completamente informal, ter começado de forma espontânea e sobretudo pela quantidade de pessoas que junta!
      Um abraço!

      Excluir