sábado, 18 de maio de 2013

Primavera invernosa


Parece que definitivamente o inverno não nos quer deixar, está toda a gente a bater o queixo com frio novamente.

Apesar de tudo, há por esse mundo fora climas mais agrestes, e isto porque, nesta semana que passou, tive uma reunião de trabalho com um fulano austríaco que estava todo encantado com o tempo “maravilhoso” que estava cá em Portugal. Apeteceu-me apertar-lhe o pescoço!!! Mas em boa verdade, ele tinha as suas razões, porque, a julgar pelo que disse, lá na terra dele o tempo está bem pior…

Pessoalmente, não me dou bem com o frio e, de manhã torna-se mais apetecível ficar na caminha, do que ir correr…, durante a semana fiz apenas dois treininhos de meia hora…é pouco…

Por isso, hoje, Sábado, tinha de fazer qualquer coisa mais longa, mas devido à falta de treino também não podia abusar, optei então por fazer uma volta que não sendo em alcatrão, também não é propriamente Trail. Quanto à distância, fui novamente para um formato de meia-maratona, uma vez que a próxima prova em que vou participar é a meia maratona da Figueira da Foz, e preciso de alterar um pouco o tipo de passada, demasiado “trailista”, para uma passada mais larga e adequada a “velocidade”.

Assim, lá fui eu, até ao início do passeio pedonal de Leiria, junto ao IMTT e aí comecei a correr. Primeiro devagarinho, uma vez que sou avesso a aquecimentos (outro aspecto em que me tenho esforçado por melhorar) e, gradualmente, aumentando o ritmo, sem no entanto forçar muito. Uma garrafinha de chá verde na mão (embora tenha sido descoberto recentemente que o chá não tem hidratos de carbono, Eh! Eh!), e num bolso, um cubo de marmelada da Decathlon.

O tempo não colaborava muito, com frio, vento,… mas pelo menos não choveu…

Já em casa e, quando estava a actualizar os registos da corrida, fiquei “grudado” ao streaming do Ultra Trail de S. Mamede, que estava debitando notícias do desenrolar da prova.

Mais uma vitória do Luís Mota, que ainda há duas ou três semanas venceu os 160 km do “Oh Meu Deus” na Serra da Estrela!!! ....... Incrível!!

Mais tarde começam a chegar os atletas de pelotão, alguns que já conheço de outras provas e, que têm um ritmo muito parecido com o meu. Então começam a germinar algumas ideias perigosas,…, do tipo: “se eles podem, eu também podia ao menos tentar…”.
Veremos se para o ano não me meto em alguma alhada …

Fiquem bem e boa semana!

2 comentários:

  1. Isto do tempo "bom" é relativo, para o norte da Europa é o paraíso! Mas prefiro assim para correr, confesso. Embora já tenha saudades do calor (vou-me arrepender de escrever isto não tarda muito)...

    O chá verde não ter hc... ;) A cada qual o seu, é o que eu digo. Hoje fiz 21km, só comi marmelada e laranja e senti-me bem. E bebi água! :)

    Bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais certo é o tempo mudar radicalmente de um dia para o outro, e logo para um calor brutal!! Ainda vamos ter saudades deste frio de maio!!
      Quanto às "cenas" para comer e beber durante a corrida, também dependem de como encaramos a prática da mesma e do tipo de prestações que queremos alcançar. Por exemplo, se eu quisesse fazer um triatlo, não me "safava" nem mesmo bebendo gasolina pura eh! eh!
      Boa semana e bons treinos!

      Excluir