segunda-feira, 12 de novembro de 2012


38ª Meia Maratona da Nazaré

Correu-se hoje mais uma meia maratona da nazaré.
O dia prometia aguaceiros à medida que iam passando nuvens negras, alternados com períodos de sol quando o céu descobria.
De facto, até meia hora antes do início da prova foram algo frequentes as chuvadas, algumas até um pouco fortes, se bem que breves.
Tinha planeado ir bastante cedo para poder levantar o dorsal e, poder depois ficar com tempo suficiente para fazer um aquecimento calmo e gradual.
Estava também decidido a que, no caso de as lesões em recuperação, joelho e lombar, começassem a  doer, não arriscaria e não iniciaria a prova.
Bom, cheguei de facto cedo e, às 9 horas já tinha o dorsal dispondo de duas horas para aquecer, alongar, tomar café, arrefecer, voltar a aquecer, alongar, etc., etc., coisa e tal…..
Entretanto chegaram o Samuel e o Paulo Amaro e fomos tomar o café da praxe.
Assim, até às 11 horas, ora aquecendo ora fugindo da chuva, chegámos à zona da partida, onde decorria a sessão habitual de aquecimento orientada por animadores (uma oportunidade de melhoria seria pouparem dinheiro com isso em vez de suprimirem a t-shirt).

Às 11 horas dá-se a partida.
 
O percurso foi igual ao do ano passado, percorrendo a marginal em direcção a sul, invertendo o sentido perto do porto de abrigo, subida em direcção ao centro alto da vila, descendo à zona da partida e seguir depois em direcção a sul até à localidade de Famalicão. Aí estava o ponto de retorno e o regresso era no sentido inverso, até ao fim da marginal.
Durante a prova não choveu, no entanto o vento soprava de norte, por vezes bastante forte.
Assim, a primeira parte da prova, até ao ponto de retorno foi corrida com vento favorável, permitindo um ritmo acima do normal.
O pior foi após o retorno e, consequente início do trajecto Sul-Norte;
Tinha delineado um estratégia de poupar forças na primeira parte da prova, e aproveitar o retorno para alargar o passo, visto que este troço tem declive favorável, mas tal não foi possível devido ao vento em sentido contrário, e mesmo manter o ritmo não foi fácil.
Enfim, lá terminei a prova com cerca de 1h38m (não sei exactamente porque me esqueci de parar o relógio no fim e também não reparei no relógio oficial instalado na meta).
Actualização: tempo oficial 01:38:53

Como pontos menos positivos, assinala-se o atraso da disponibilização dos tempos e classificações (no momento que escrevo este post, 00h30m, ainda não estão publicados no site do evento), e também o facto de não terem dado a t-shirt da praxe.
Pessoalmente acho que a t-shirt é muito mais interessante do que a medalha oferecida, até porque a t-shirt funciona também como publicidade ao evento, enquanto que a medalha vai acabar em muitos casos no fundo de uma gaveta (o meu filho achou-lhe muita graça e lançou-lhe uma “OPA hostil”, pavoneando-se agora com ela muito vaidoso!).

Bons treinos e até para o ano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário